Continuando a série animais brasileiríssimos, irei falar de uma espécie chamada Tartaruga da Amazônia, um nome brasileiríssimo mesmo hein? espero que vocês gostem ;)
significados:
Quelônio*¹: Os quelônio constituem uma ordem da classe dos répteis, que se caracteriza por possuir pacas ósseas nos costados, ex: Tartarugas, e cágados.
Tartaruga-da-Amazônia:
A tartaruga-da-Amazônia nome científico: Podocnemis expansa é uma espécie de água doce que habita o norte do Brasil (rio Amazonas e seus afluentes), apesar do nome a Tartaruga da amazônia cágado, também conhecida por tartaruga verdadeira.
Este Quelônio*¹é o maior da América do sul, a fêmea adulta pode chegar a pesar 60 kg e medir 60 cm!! estas tartarugas tem a cabeça achatada e oval, a sua carapaça pode apresentar as cores preto, alaranjado, e marfim.
filhotes:
A reprodução desta espécie vai de setembro a dezembro, cada tartaruga enterra cerca de 60 a 100 a 100 ovos a uma profundidade de 50 cm.
Após um período de 45 a 60 as tartaruguinhas nascem, mas elas ainda enfrentam muitos perigos como por exemplo predadores que ficam a espreita como urubus, e o homem.
Mesmo quando chega até a água ainda enfrenta perigos como jacarés, piranhas, e alguns peixes grandes. Enquanto filhotes se alimentam de plantas aquáticas, e pequenos peixes.
Alimentação:
As tartarugas da Amazônia são onívoras ou sejam comem de tudo um pouco, principalmente frutas, vegetais, sementes, e peixes. Possui hábitos diurnos
Ameaça de extinção:
Quando crescida a tartaruga já não é devorada por jacarés, pois seus cascos são bem resistentes, mas não conseguem escapar do homem, pois ela serve de alimento, como fonte de energia (seu óleo é utilizado para acender lamparinas), por isso ela está ameaçada de extinção :( :( :(
Espero que tenham gostado da postagem :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário